Voltar

Pesquisa sobre o uso da internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus: ensino remoto e teletrabalho

Em um cenário em que atividades como trabalho, ensino e mesmo acesso a programas sociais emergenciais passaram a acontecer de maneira predominantemente remota, é fundamental medir os hábitos dos usuários de Internet e compreender como o novo cenário tem modificado a relação desses indivíduos com a rede. Conhecer como a população está utilizando a Internet durante a pandemia importa não apenas para compreender como ela se informa e se comunica, mas também como esse uso se relaciona com o seu bem-estar.

Diante das limitações para a coleta de dados por métodos tradicionais, o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), implementou, em caráter extraordinário, o Painel TIC COVID-19, uma pesquisa experimental com usuários de Internet, realizada através de um painel web complementado por entrevistas telefônicas.

Realizada em três edições, com coletas entre junho e setembro de 2020, a pesquisa investiga atividades realizadas na Internet e dispositivos utilizados para acesso à rede, tendo como referência os indicadores validados pela pesquisa TIC Domicílios. Além disso, cada edição do Painel conta com módulos temáticos para aprofundar e detalhar aspectos do uso da rede relacionados ao contexto de enfrentamento da pandemia COVID-19 e seus efeitos na sociedade. Nesta 3ª edição, o Painel TIC COVID-19 inclui indicadores referentes ao ensino remoto e teletrabalho.

Palavras-Chave: Covid-19; Ensino remoto; teletrabalho