Quem somos

O Observatório para o Ensino da Língua Inglesa, coordenado pelo British Council, é uma das realizações do programa UK-Brazil Skills for Prosperity

 

Conselho Editorial

A estratégia de conteúdos do Observatório é desenvolvida com um Conselho Editorial e, em temas específicos, conta também com o envolvimento do Grupo Diretor do UK-Brazil Skills for Prosperity, ambos formados por especialistas na área de língua inglesa e políticas públicas para a educação.

 

Comitê Estratégico 

A partir do lançamento da plataforma, o Observatório passa a contar também com um grupo de parceiros que formam o Comitê Estratégico, cujo papel é colaborar para o desenvolvimento da plataforma e sua continuidade para além da duração do programa UK-Brazil Skills for Prosperity. Os integrantes são: 

A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) é uma associação civil, sem fins lucrativos, filantrópica, assistencial, cultural, científica e independente, tendo por finalidade o ensino, pesquisa e extensão acadêmico-científica sobre temas de interesse das populações negras do Brasil.

Representantes:

Titular – Silvani Valentim

Suplente – Aparecida de Jesus Ferreira

 

A Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) foi fundada em 1990 com o objetivo de (re)construir um lócus acadêmico-científico dinâmico, instigador de estudos e reflexões na área de Linguística Aplicada (LA).

Representantes:

Titular – Claudiana Nogueira de Alencar 

Suplente – Glenda Melo

Suplente – Paula Szundy

 

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) congrega programas de pós-graduação stricto sensu (reconhecidos pela CAPES) em Letras e Linguística sediados no Brasil. Atualmente, tem 140 programas de Mestrado e Doutorado afiliados e 54 Grupos de Trabalho (GTs) temáticos, fomentando redes de pesquisa em todo o território nacional.

Representantes:

Titular – Marisa Corrêa Silva

Suplente – Luciana Cabrini Calvo

 

A Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), criada em 1988, reúne gestores e responsáveis de assuntos internacionais de mais de 200 instituições de ensino superior brasileiras associadas, públicas, privadas e comunitárias de todas as regiões do Brasil e atua na ampliação do processo de internacionalização, na promoção da educação brasileira no exterior e na capacitação profissional de seus associados.

Representantes:

Titular – Cristiana Verônica Mueller

Suplente – Marcio Venício Barbosa

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), foi criado em 1937 e é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Responsável pelas evidências educacionais, o Inep é referência nacional e internacional nas suas três áreas de atuação: avaliações e exames educacionais; pesquisas estatísticas e indicadores educacionais; e gestão do conhecimento e estudos educacionais.

Representantes:

Titular – Anarcisa Nascimento

Suplente – Sara Domingos de Araújo

 

 

O programa Paraná Fala Idiomas objetiva apoiar o processo de internacionalização das instituições de ensino superior do estado, da graduação à pós-graduação, com vistas a conquistar um patamar compatível com os das melhores universidades nacionais e estrangeiras. A iniciativa é apoiada pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) e a Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF).

Representantes:

Titular – Eliane Segati Rios

Suplente – Rayane Isadora Lenharo

 

 

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), criada em 1991, atua diretamente em 22 Estados do Brasil, por meio de suas 47 universidades associadas. A Abruem busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.

Representante:

Titular – Eliane Segati Rios

A existência desta plataforma só é possível porque inúmeras pessoas vêm promovendo diálogos, pesquisas, formação de professores e gestores, inovação nas práticas de ensino, em conteúdos e tecnologias. Nosso papel é agregar as referências mais relevantes para o ensino de inglês, em um esforço contínuo para que os estudantes tenham uma melhor aprendizagem da língua inglesa, mais inclusiva e mais diversa.

Quer indicar conteúdos para o site ou contar sua experiência? Escreva para contato@britishcouncil.org 

 

Licença de uso

Todo o conteúdo deste site, exceto onde identificado, está disponível sob a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0). 

 

Acessibilidade

A plataforma do Observatório é desenvolvida em conformidade como o padrão WAI-W3C de acessibilidade para a web.