Voltar

Encontro online aborda ensino de inglês para crianças

O 5º Encontro de Professores de Inglês para Crianças (EPIC em Casa), simultâneo ao 4º Seminário de Avaliação de Línguas Estrangeiras para Crianças, está com inscrições abertas até o dia 18 de setembro. 

Realizado desde 2013, o EPIC é um evento de referência por abordar o ensino do idioma para os primeiros anos da educação básica. Esta será a primeira vez que o encontro acontece em formato online. A programação vai de 25 de setembro a 30 de outubro com mesas-redondas, comunicações e palestras.

As atividades são direcionadas a professores em serviço, pré-serviço, pesquisadores e formadores de professores interessados no contexto de ensino de línguas estrangeiras a crianças. Também busca articular as áreas da pesquisa, ensino e extensão com as demandas mais atuais do contexto da pandemia do novo coronavírus.

O evento é realizado pelo grupo de pesquisa Formação de Professores e Ensino de Línguas para Crianças (FELICE), vinculado ao CNPq, e promovido pelo Núcleo de Assessoria Pedagógica para o Ensino de Línguas (NAP) e o Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM). Conta com coordenação das professoras Juliana Reichert Assunção Tonelli, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), e Claudia Jotto Kawachi Furlan, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Agenda e inscrições 

A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site do evento. As inscrições como ouvinte podem ser realizadas até 18 de setembro.

A abertura, dia 25 de setembro, às 9 horas, contará com a professora Fiona Copland, da Universidade de Stirling, Escócia. Fiona lecionou inglês para crianças e adultos na Nigéria, nos anos 1990, em uma experiência que durou cinco anos. Ela concentra seus estudos na área de etnografia linguística em inglês e na certificação do Ensino de Inglês para Falantes de Outras Línguas (TESOL).

Apoio 

O British Council é apoiador do EPIC e também colabora com a pesquisa em andamento realizada pelo grupo FELICE intitulada “Mapeamento da Oferta de Língua Inglesa para Crianças – MOLIC”. O estudo será parte de uma das apresentações na mesa redonda ‘O ensino de línguas adicionais em contextos públicos brasileiros’, no dia 15 de outubro, às 19h30.

 

Com informações da Agência UEL.