Abordagem decolonial traz olhar crítico para o ensino da língua inglesa
Ao dar espaço e voz para produções de países considerados periféricos, estudantes aprendem a valorizar esses saberes, compreendem o significado mais amplo de estudar um idioma estrangeiro e fazem a ponte entre debates globais e suas realidades locais
Inclusão de alunos com deficiência no ensino da língua inglesa
Profissionais que atuam na área trazem depoimentos sobre suas experiências
Metodologia de projetos favorece o uso autêntico da língua e empodera os alunos
Nas diferentes etapas do trabalho e na interação com os colegas, os estudantes exercitam as habilidades de compreensão oral, leitura, escrita e conversação de maneira natural e significativa
Uso de metodologias ativas coloca o aluno como protagonista do processo de ensino e aprendizagem
No ensino de línguas adicionais, essas abordagens permitem o desenvolvimento de habilidades e ganhos no trabalho com alunos que têm diferentes níveis de conhecimento.
Uso de recursos tecnológicos no ensino de línguas deve crescer no pós-pandemia
Ferramentas digitais podem potencializar o aprendizado, mas é preciso engajar o aluno para que ele tenha participação efetiva. Políticas públicas devem atuar no sentido de garantir a universalização do acesso à internet e a inclusão de todos os estudantes.
Aprendizagem limitada e prejuízos na oralidade são alguns dos impactos da pandemia no ensino de inglês
Falta de conexão à internet e de dispositivos impediram muitos estudantes de acompanhar as aulas online. Escolas da rede pública adotaram diferentes estratégias para chegar nesses alunos, como a distribuição de material impresso e transmissões via TV aberta.
O material didático como aliado na promoção da diversidade em ELT
Material deve promover a representatividade para além dos estereótipos.
A parceria entre a sala de aula e a academia no ensino da língua inglesa
Como a pesquisa acadêmica sobre o ensino do inglês pode se aproximar da realidade da sala de aula, de modo que uma contribua com a outra?
Qual a importância da avaliação em larga escala para o ensino do inglês?
O Brasil ainda não tem uma avaliação dessa natureza para o ensino da língua. Entenda e conheça as questões relevantes envolvidas no tema.
O papel da formação do professor de inglês de olho na inclusão e na diversidade
Espera-se que um estudante de inglês seja capaz de se comunicar na língua para, assim, expandir seus horizontes pessoais e profissionais. E isso vale para todos. Quais os desafios de ensinar a língua garantindo a inclusão e acolhendo a diversidade?