Voltar

Minha experiência: Sites que me ajudam na preparação de aulas presenciais e remotas

Trabalho na Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa (SBCI) com alunos bolsistas de comunidades, de diferentes lugares do Rio de Janeiro. Estamos trabalhando com ensino remoto desde o início da pandemia. Nesse período, o desafio das aulas online foi imposto para todo mundo, do mundo inteiro. Nesse contexto, sites para planejamento pedagógico e de atividades que já usamos de apoio para as aulas presenciais, podem auxiliar ainda mais o ensino remoto.

 

Youglish

Tenho tentado, com os meus alunos, mostrar sotaques diversos, porque inglês é uma língua global. Neste site, podemos escolher alguma estrutura que estamos trabalhando, tipo de expressão que se deseja trabalhar, e ele busca isso em diversos vídeos – entrevistas, palestras – o inglês sendo usado numa em um contexto real. Já usei várias vezes com os meus alunos no sentido de mostrar, primeiro, o inglês sendo falado por pessoas em outros lugares, como Canadá, Austrália, México, e até mesmo por brasileiros. Acho importante eles terem esse contato, se familiarizarem com diferentes sotaques.

Você pode recortar, salvar partes dos vídeos para usar de novo depois, ou usar algum programa de edição de vídeo. Por exemplo, se estou trabalhando determinado tópico gramatical, alguma expressão ou som mais específico, pego trechos de vídeos de pessoas diferentes e compilo tudo em um vídeo só. Aí, peço para os estudantes identificarem o que estamos trabalhando, como essas palavras são pronunciadas em vários sotaques. 

Lyrics Training

Esse site eu já usava no ensino presencial, os alunos adoram. Você escolhe a música, e algumas palavras são apagadas da letra. Enquanto a música toca, a letra vai passando, e você pode escolher a opção de atividade: se quer que se digite a palavra que está faltando ou, no choice mode, se quer que o estudante escolha a palavra correta entre algumas opções que aparecem.

Agora, eles têm o aplicativo que o aluno pode baixar e fazer a atividade novamente depois. Você pode escolher o nível e, baseado nisso, é definida a quantidade de palavras que serão tiradas da letra para o estudante preencher. Eles têm que prestar atenção, é uma ótima maneira de treinar o listening.

Wordwall

No primeiro semestre de 2020, não tivemos aulas online: preparamos o material para que os alunos estudassem em casa. Usei bastante o Wordwall, site de planejamento de aulas que é user friendly, tem as indicações de como fazer as atividades. Ele é muito legal para praticar vocabulário, tem vários layouts para você escolher. Ele também é bem interativo. Os estudantes já estavam longe da escola, tinham que fazer os exercícios sozinhos, então, acho legal ter o mínimo de interação como arrastar e clicar em palavras.

Liveworksheets

Imagina que você tem uma atividade em PDF e você quer torná-la interativa. Você faz o upload do arquivo no site e ele o torna interativo, possibilitando ligar uma frase a outra, digitar ou arrastar. O aluno terá acesso ao link gerado e, quando ele clicar e abrir o PDF, no celular ou no computador, ele poderá fazer a atividade. Cada estudante faz a atividade separadamente, já que eles não estão usando o mesmo arquivo. Você pode ver as respostas e checar o que está certo, ou fazer a atividade e checar as respostas junto com os alunos. 

TED Ed

No site TED Education (TED Ed), você pode criar uma conta como educador e eles disponibilizam atividades usando os vídeos dos TED Talks. São aulas prontas, lesson plans, que o professor pode adaptar para a realidade dos seus estudantes. 

Linguahouse

O Linguahouse, assim como o TED Ed, já tem aulas prontas: são disponibilizados o student worksheet, que você pode baixar colorido ou preto e branco, e o teacher lesson plan. São tópicos diversos e bem atuais, tem bastante coisa e o professor não precisa utilizar outro material. Ou ele pode usar como uma ideia. Você pode criar uma conta e sempre que tem uma aula nova, eles avisam por e-mail. São exercícios de leitura, gramática, vocabulário ou pronúncia. O site é bem prático e tem ajudado bastante – já tivemos que fazer muita coisa para adaptar para o online, então esse site, que já tem o lesson plan que se adapta à realidade do estudante, economiza o tempo do professor.

Breaking News English

O Breaking News English oferece conteúdos baseados em notícias atuais. Geralmente, são vários tipos de exercício, e cabe ao professor selecionar as que quer usar ou customizar. São notícias do mundo inteiro, e as atividades são divididas por nível, ou seja, a mesma notícia é adaptada para níveis diferentes.

All Things Topics

O site traz atividades variadas em inglês sobre tópicos diversos: arte, biologia, Brasil, viagem, acampamento, animais, cores. Você pode baixar o PDF com exercícios, por nível. Geralmente, eles também trabalham com perguntas, colocam os tópicos para discussão. Por exemplo, se você fizer a atividade em duplas, tem as perguntas que o estudante A fará para o B e vice-versa.

One Stop English

O site tem muitas atividades disponíveis, com relação à pronúncia, gramática e vocabulário. São disponibilizados muitos planos de aula também. Acho interessante usar esse site se você quiser revisar algum conteúdo. A busca por atividades pode ser feita por tópico, nível, idade, habilidade ou formato (áudio, vídeo, jogo etc.).

6 Minute English

O site BBC Learning English é ótimo. Eles têm o podcast 6 Minute English, são sempre seis minutos sobre um tópico, em que são trabalhados expressões, vocabulário, gramática. O aluno pode escutar o podcast antes, que é curtinho, e então iniciar a aula discutindo o tema abordado.