Ações UK-Brazil Skills for Prosperity

O UK-Brazil Skills for Prosperity é composto por ações que visam a melhoria da qualidade do ensino da língua inglesa (ELT, do inglês English Language Teaching). As atividades são complementares e desenvolvidas pelas instituições que estão à frente do programa no país — Fundação Lemann, Nova Escola, Instituto Reúna e o British Council.  

O objetivo é oferecer a professores e alunos, por meio do ensino de qualidade do inglês, oportunidades para o desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho necessárias para estimular o crescimento econômico e a redução da pobreza. A formação e o desenvolvimento de habilidades dos docentes contribuem para o fortalecimento do ensino de inglês no país, promovendo uma melhoria na aprendizagem dos estudantes brasileiros.

As ações do programa no Brasil têm como foco a rede pública de ensino e um olhar especial para a equidade social e de gênero. Assim, as atividades e os materiais desenvolvidos no âmbito do UK-Brazil Skills for Prosperity apresentam a inclusão como premissa, desde a sua concepção e produção até as abordagens propostas. 

Serão desenvolvidas atividades com mais de 2,2 milhões de estudantes e 14,3 mil professores das redes públicas estaduais de cinco estados-piloto de todas as regiões do Brasil (Amapá, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná), além de ações de alcance nacional, com duração total de três anos (2020-2023).

Referências nacionais para o ensino de inglês

Desenvolvimento de materiais e documentos referenciais que servirão como orientadores para redes estaduais e municipais que queiram aprimorar ou implementar o ensino da língua inglesa. Os documentos, produzidos por meio de uma abordagem colaborativa, levam em consideração as contribuições de um grupo diversificado de especialistas e potenciais usuários.  

Currículo e material escolar

Materiais didáticos desenvolvidos por professores-autores das redes públicas de ensino e outros especialistas no ensino da língua inglesa, que visam promover alinhamento com o contexto local e engajamento de professores e alunos. 

Formação de professores

Atividades de formação de professores voltadas para práticas de ensino e aprimoramento linguístico. Será oferecido um curso de língua inglesa, que poderá ser utilizado gratuitamente por qualquer professor do país, de forma a facilitar seu autodesenvolvimento e autonomia no aprimoramento de suas habilidades técnicas e pedagógicas.

Observatório ELT

O Observatório para o Ensino da Língua Inglesa é uma plataforma online pioneira no mundo que visa reunir conteúdos, fomentar debates, compartilhar experiências e ideias, com o objetivo de contribuir para melhorias e mudanças no ensino do inglês no país. Além disso, o Observatório vai disseminar dados sobre a língua inglesa nas redes públicas de ensino brasileiras de forma a subsidiar políticas públicas e tomadas de decisão baseadas em evidências.

 

Saiba mais


Workshop para professores: Práticas pedagógicas em raça e gênero no ensino de inglês

O workshop “Práticas pedagógicas em raça e gênero no Ensino de Inglês” tem como objetivo estimular professores a interagir e refletir sobre práticas inclusivas em sala de aula. Serão duas turmas, nos dias 2 e 9 de setembro, das 18h às 20h. As atividades serão realizadas ao vivo, e ministradas por Carolina Azevedo, professora da […]

Sugestões de ações pedagógicas no contexto da pandemia de Covid-19

A coleção Xperience Nova Escola é uma série de livros didáticos para os anos finais do Ensino Fundamental (6º a 9º ano), desenvolvidos por dezenas de professores de língua inglesa e especialistas de todo o Brasil, como parte das entregas do programa Skills for Prosperity. Como o ensino remoto emergencial pode ainda ser a realidade de muitas escolas em 2021, a Nova Escola preparou o guia "Sugestões de ações pedagógicas no contexto da pandemia de covid-19" para ajudar você, professor(a), a [...]

Veja mais